MEGAFORTE INFORMÁTICA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
default/image/mega-forte/icones-header/horario.png Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-Feira: 8h às 18h

NOSSO BLOG

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos nossos especialistas sobre o mercado tecnológico.

ESTAÇÃO DE TRABALHO

Estação de trabalho: como montar um ambiente mais produtivo na sua empresa

Estação de trabalho: como montar um ambiente mais produtivo na sua empresa
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

Uma boa estação de trabalho não se resume somente a mesas e cadeiras, é necessário que a sua equipe conte com um bom desktop ou laptop conectado à nuvem e com todos os softwares que são utilizados na rotina diária de trabalho. 

Estes são fatores decisivos para o ambiente de trabalho e que influenciam diretamente na produtividade da sua empresa. 

Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto. 

O que é necessário em uma estação de trabalho?

Atualmente, as estações de trabalho de muitas pessoas é o computador utilizado, o que costuma receber a denominação de “workstation”. 

De nada adianta ter uma estação de trabalho com mesas e cadeiras confortáveis e de excelente qualidade se as máquinas e dispositivos utilizados pela sua equipe não auxiliam na eficiência que precisam. Quando a equipe utiliza uma máquina bem configurada potencializa a performance e aumenta os resultados. 

Qual a diferença entre “estação de trabalho” e “workstation”?

No universo corporativo é comum que surjam essas duas palavras: “estação de trabalho” e “workstation”, mesmo que uma seja literalmente a tradução da outra, existe uma diferença entre elas. 

Enquanto o termo estação de trabalho é utilizado para descrever o ambiente como um todo, incluindo a mesa, cadeiras e outros acessórios, o termo workstation é utilizado para se referir somente ao computador utilizado dentro do ambiente corporativo. 

Principais desafios de montar um workstation para a sua equipe 

Montar um workstation que atenda bem à sua equipe não é um trabalho tão simples, o maior desafio é dimensionar bem a configuração com base nas tarefas que serão realizadas pelos equipamentos.

Portanto, o primeiro passo para adquirir ou modificar qualquer máquina é entender para qual departamento ela será utilizada e empregada nas atividades rotineiras, afinal, é preciso tomar cuidado para não desperdiçar recursos com equipamentos errados, por exemplo, as demandas de uma ilha de edição de vídeo é bem diferente de um computador utilizado por uma empresa de engenharia ou arquitetura. 

Com base nessas informações é possível elencar os componentes necessários, principalmente aqueles que devem estar no computador. Mesmo que cada departamento da empresa possua uma função e demande uma workstation diferente, existem alguns itens que são comuns à todos: 

Por isso, é muito importante contar com um fornecedor de qualidade, que possa dar todo o suporte necessário para a aquisição de um bom equipamento. 

Um ambiente de trabalho mais produtivo 

Além da workstation é necessário que a estação de trabalho esteja preparada para receber o equipamento adquirido, portanto, é crucial compreender a dinâmica das tarefas que serão executadas em cada ambiente da empresa. 

Na maioria das estações de trabalho equipadas com bons computadores é comum que existam pelo menos dois monitores, que variam de acordo com a qualidade dos painéis, taxa de atualização, tempo de resposta e tamanho. 

Os periféricos do computador também possuem sua importância, e precisam estar alinhados à necessidade da equipe, como mouse, teclado, caixa de som, fone de ouvido e muito mais. 

Um fator primordial em qualquer estação de trabalho é a ergonomia, por isso o conjunto de mesas e cadeiras utilizadas precisam favorecer a postura do profissional diante das atividades realizadas no seu dia a dia. 

Todas essas informações são essenciais para a construção de um ambiente de trabalho mais produtivo. 

Como economizar tempo e dinheiro ao montar a estação de trabalho 

Para montar a estação de trabalho ideal de uma empresa é necessário unir duas coisas: o conhecimento das atividades realizadas e a noção da capacidade de dimensionamento de um bom equipamento para a execução delas. 

A primeira parte é muito simples e fácil de ser resolvida pela própria equipe que precisa do equipamento, mas a segunda parte necessita de conhecimento técnico, por isso é importante contar com profissionais sérios e capacitados para que você não jogue dinheiro fora. 

Na Megaforte você conta com toda a consultoria da venda consultiva para poder escolher o melhor equipamento, software e hardware que são necessários na rotina diária da sua empresa. 
Entre em contato, traga o seu projeto e solicite um orçamento.
 


default/image/heart.png Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!