MEGAFORTE INFORMÁTICA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
default/image/mega-forte/icones-header/horario.png Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-Feira: 8h às 18h

NOSSO BLOG

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos nossos especialistas sobre o mercado tecnológico.

SERVIDORES

Você sabe como escolher um bom servidor?

Você sabe como escolher um bom servidor?
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

Toda empresa em ascensão em algum momento começa a sentir a necessidade de centralizar as informações de todos os departamentos em um só lugar. Se a sua empresa está vivendo esse momento, chegou a hora de buscar pelo seu primeiro servidor. 

Buscar informações sobre os servidores que existem no mercado e compreender como escolher a melhor opção para a sua empresa é essencial para realizar uma boa compra . 

Continue a leitura para saber mais sobre a importância dos servidores para a sua empresa e os principais tipos existentes no mercado. 

O que é um servidor?

Um servidor é como se fosse um computador, porém ele é mais potente que um desktop e executa algumas tarefas diferentes. Enquanto um computador pode ser acessado somente por uma pessoa, um servidor trabalha a partir de um sistema operacional que foi criado para suportar diversos usuários. 

Ele tem a função de centralizar o processamento, armazenamento e organização das informações importantes com uma infraestrutura extremamente segura e que consegue suportar uma grande variedade de cargas de trabalho. Assim, ele é uma excelente opção para quem precisa facilitar o compartilhamento de dados de forma colaborativa dentro da sua empresa. 

A importância de um servidor para as empresas 

Os servidores foram criados com o intuito de serem um equipamento confiável, seguro e com opções variadas de armazenamento, operando como um repositório central em que se localizam documentos, imagens, contatos e outros arquivos importantes. 

Além disso, faz automaticamente backup dos sistemas de PCs e notebooks dos colaboradores para que a empresa não perca dados importantes caso algum computador falhe ou seja roubado. 

Para empresas que possuem estimativas de crescimento, escolher um servidor é essencial para as atividades rotineiras dos colaboradores, pois auxiliam na centralização das informações em um só lugar, fortalecimento da comunicação entre as equipes, protegendo dados e fazendo um uso mais eficiente dos recursos de TI. 

Veja também: Estação de trabalho: como montar um ambiente mais produtivo na sua empresa

Como escolher um bom servidor?

Antes de começar a escolher um servidor é necessário compreender a demanda da sua empresa, principalmente o número exato, o tipo de aplicações que serão executadas e qual a quantidade de colaboradores que irão usar o sistema. 

Essas informações são necessárias para compreender qual o tipo de servidor será necessário, quanto mais a empresa depender dele para realizar o trabalho do dia a dia, mais potente e robusto o equipamento precisa ser. 

Além disso, a potência do equipamento não deve ser pensada somente como o hardware, mas também é necessário pensar no software que executará o servidor, pois são dois requisitos que costumam ser adquiridos separadamente. 

Existem 3 tipos e servidores que costumam ser utilizados pelas empresas: 

Servidores Tower 

Esse é o modelo de servidor mais básico do mercado e que mais se aproxima de um desktop comum em relação ao seu custo e espaço necessário. São uma excelente opção para pequenos negócios ou empresas que possuem um espaço limitado. 

Os Servidores Tower são unidades verticais e independentes que possuem os componentes tradicionais de um servidor como disco rígido, placa-mãe, CPUs, placa de rede e cabeamento, porém, existe a possibilidade de adicionar um disco rígido para realizar o armazenamento de conexão direta. 

Servidores Rack 

Os Servidores Rack são ideais para empresas pequenas e médias que possuam um departamento de TI que tenha conhecimento em servidores e querem maximizar o espaço com um Data Center centralizado,  precisam de flexibilidade e grande armazenamento interno. 

Este tipo de servidor é caracterizado por possuir slots de expansão, que também são conhecidos como slots de mezanino, para adicionar cartões de interface de rede. A configuração do servidor Rack aumenta a escalabilidade da infraestrutura, pois possibilita a inclusão de novos servidores quando necessário.

 Por operarem muito próximo uns dos outros é necessário um resfriamento maior que os servidores Tower, porém eles são mais flexíveis que os servidores Blade

Servidores Blade 

Diferente dos servidores Tower e Rack, os servidores Blade são feitos em forma de pequenas caixas desenhadas em módulos que demandam um espaço menor para ajustar mais servidores. 

A principal diferença desse servidor para um Rack é que diversos servidores Blade podem operar dentro de um mesmo chassi, assim é muito fácil adicionar uma nova lâmina ou gabinete, além disso, é possível adicionar outros componentes como rede, switches ethernet, firewalls e balanceadores de carga no mesmo gabinete do servidor. 

Eles são ideais para empresas com um maior número de colaboradores e que necessitam de mais capacidade de processamento ou armazenamento de dados.

Adquirir um servidor é um negócio sério, por isso é importante que você tenha um fornecedor confiável e o auxílio de um especialista para realizar as alterações de hardware e softwares que serão necessários. 

Na Megaforte você conta com uma equipe de especialistas à disposição para realizar uma venda totalmente consultiva para escolher o servidor com o melhor custo-benefício para sua empresa. 


default/image/heart.png Gostou dessa publicação? Deixe seu comentário!